Peregrinos 21 Nov 21

O dia amanheceu límpido e quente, propício para uma bela caminhada pelas Cachoeiras de Faxinal. Próximo as 08h00 chegam os Peregrinos de Maringá, conduzidos pelo Guia Jair Jacovós. Rapidamente trocamos de ônibus e fomos para o Café da Manhã no Restaurante Divina Gula, que serviu um belo café. Carregados de espírito de aventura e novas energias, partimos rumo a Nova Altamira (Faxinalzinho) e logo chegamos a Cachoeira das Bromélias, onde seguimos por uma ótima trilha, dentro da mata pertencente ao Município de Marilândia do Sul. Nosso marcador de velocidade foi a linda Alice de 05 aninhos filha de Débora Santos, e em nenhum momento atrasou a marcha dos caminhantes! Ao chegarem à cachoeira ficou visível na expressão de cada um, uma mistura de fascínio e admiração, a felicidade fluiu e todos tiraram muitas fotos, alguns já pisaram nas águas como pra se batizar de boas energias!!!


A Cachoeira se encontra nos limites entre os municípios de Faxinal e Marilândia do Sul, no Rio das Antas. Após passar por pinguelas e trilhas bem frescas ainda sentindo a brisa da manhã, continuamos nossa viagem e passamos pela ''Bodega'' nome carinhoso pelo qual eu costumo chamar o Mercado Nova Altamira, local onde você encontra de tudo e nos remete ao passado, um lugar bucólico sendo um ótimo atrativo turístico. Próxima parada foi a Cachoeira do Assentamento, tem esse nome por estar nas terras do Assentamento dos Sem Terra, aí o nome pegou. Uma bela cachoeira onde muitos entraram e já molharam um pouco mais do corpo, belas fotos foram feitas no lugar.


O povo já começa a ficar com fome, é chegada a hora de irmos ao Recanto das Palmeiras do Pedrinho, uma pessoa extremamente acolhedora e de uma competência absurda. Chegamos e em pouco tempo fomos servidos, alguns ainda pularam na piscina outros tomaram umas e outras pra relaxar e rebater o cansaço, hora também de reidratar e se preparar para as outras cachoeiras.


Almoço servido, todos cheios... sem tempo pra descanso, vamos conhecer o Toboágua natural das Três Barras que fica nos fundos da propriedade. Local onde a grande maioria se molhou de corpo inteiro. Com rocha basáltica formando uma laje no fundo do rio, é perfeita para se deleitar tomando um belo banho nas águas do Rio Três Barras.


Seguimos para o Rancho Cata-Vento, local onde a trilha não é tá boa e nem tão fácil, mas podemos entrar duas cachoeiras, Cachoeira Lagarto que fica mais bela em tempo de chuvas, e a Cachoeira Ruminante, essa última é linda, com aproximadamente 5 graus mais fresco que na sua trilha. Nessa o banho foi mais gostoso que nos outros lugares, caindo as águas diretamente da cabeça do banhista, água refrescante e que renova as energias para a subida da trilha. Voltamos tomamos um cafezinho e seguimos para a Cachoeira Chicão I, essas últimas na bacia do Rio Bufadeira. A Chicão I sem dúvida é a mais bela das visitadas nesse dia, sendo um ótimo atrativo que encanta o turista. Fechando com chave de ouro conhecemos o The Rock´s Fall Eco Resort, o maior resort do Vale do Ivaí que está sendo construído em Faxinal, bem pertinho da cidade. A Cachoeira da Pedreira fica no Rio São Pedro, que banha a cidade. Segundo a lenda, quem toma água do Rios São Pedro, nunca mais vai embora de Faxinal. Nossos heróis partiram cansados, exauridos pelas caminhadas... mas quero acreditar que voltarão em breve para conhecer as mais de 100 cachoeiras da Capital Nacional das Cachoeiras, Faxinal.